top of page

     O mecanismo de ação do propfol ainda hoje é muito estudado. Sabe-se que o alvo principal deste anestésico intravenoso é o receptor GABAA. Este é uma receptor que possui um canal que permite a passagem de iões para o interiror da célula. Distribui-se maioritariamente pelo sistema nervoso central mais concretamente ao nível da membranas pós-sinápticas.

    O GABAA é constiuído por subunidades pentaméricas, pelo que neste momento estão descritas cerca de 15 subunidades. Dentro destas subunidades o propofol possui afinidade para a β1 e β2 (Figura 7) (11).

    Assim, a interação da molécula com estas subunidade permite modular, positivamente, a função inibitória do neurotransmissor GABA que ao ligar-se ao receptor permite a abertura do canal permitindo a passagem de iões Cloro para o interior das células neuronais causando uma hiperpolarização (12).

 

 

 

 

 

 

 

 

     Outros mecanismos de ação têm sido estudados. Sabe-se também que o propofol tem a capacidade de bloquear os canais de Potássio ativados pelo Cálcio. Estes canais são responsáveis por contribuir no controlo de eventos que sucedem a hiperpolarização da célula (13).

     Outro mecanismo pelo qual o propofol atua é na inibição do receptor NMDA (N-meti-D-Aspartato) impedindo a entrada de Cálcio nas células e assim impedir que sejam ativadas cascatas de reações que seriam responsáveis pela transcrição de determinadas proteínas ao nível do hipocampo (Figura 8). Pensa-se que seja este o motivo de o propofol causar amnésia (14).

        Mecanismo de ação

Figura 7: Local de ligação do propofol (adaptado) (11)

Figura 8: Mecanismo de inibição do propofol nos receptores NMDA (14)

© Copyright 2023 Nome do meu site. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • RSS Classic
bottom of page